segunda-feira, 2 de maio de 2022

Filarmônica Dionon Pires

  Filarmônica Dionon Pires

 


 A Filarmônica Dionon Pires é uma um patrimônio histórico do município de Belém do São Francisco, fundada em 1894, antes mesmo da emancipação política da cidade (1903), A Filarmônica Dionon Pires possui 112 anos e desde o final do século XIX vem animando as festas municipais e regionais.


 

Quando saiu pela primeira vez pelas ruas da cidade, a banda já possuía 20 integrantes. Eram jovens que, durante um ano, sob orientação do regente e Mestre Canuto, da cidade de Curaçá-BA, aprenderam a arte musical e já chamavam a atenção da cidade pelos belíssimos dobrados que executavam. Desde essa data, Belém do São Francisco jamais deixou de apresentar sua filarmônica em festas religiosas e cívicas da cidade. Para que não faltassem músicos para filarmônica, logo foi aberta uma escolinha de música que formava novos integrantes para a filarmônica e outras bandas da cidade.


 

Vale destacar o maestro Ladislau José dos Santos – o mestre Lau que chegou a Belém no ano de 1956 pra integrar a filarmônica, naquela época chamada de “Banda 25 de Julho” e há poucos anos repassou a regência da banda para o maestro Samuel Caetano – um jovem e talentoso músico da cidade do Cabo. Mesmo ausente da regência da banda o mestre Lau ainda contribui muito para a filarmônica na condição de prof. da escolinha de música.


 

E assim, sob a regência do maestro Samuel Caetano, a Filarmônica Dionon Pires, vem se apresentando nas festas da Padroeira, no carnaval e demais datas cívicas do calendário municipal. 


 

Nenhum comentário: