quinta-feira, 28 de abril de 2011

O BICO DE PENA MÁGICO DE PERCY LAU


Biografia de Percy Lau

Percy Alfred Lau (Arequipa, 1903 — Rio de Janeiro, 1972) foi um ilustrador e desenhista peruano radicado no Brasil, onde passou a passou a maior parte de sua vida. Retratou como ninguém todos os tipos e aspectos do Brasil. Seus desenhos a bico de pena possuem uma técnica e precisão até hoje inigualadas, tamanho o detalhamento de sombras, quantidade de elementos no quadro e composição da cena.
Percy Lau era desenhista, dedicando-se, quase que exclusivamente, a fazer ilustrações com bico de pena. Contratado pelo IBGE para ilustrar seus livros, viajou o Brasil de Norte a Sul, estudando paisagens e tipos humanos. Com grande competência e sensibilidade, registrou os costumes da vida do interior, fixando, em imagens impressionantes, os hábitos regionais, o folclore, o comportamento do povo brasileiro e o cotidiano de inúmeras cidades e vilarejos.
Seu trabalho, reconhecido como arte de primeira linha, foi alvo de diversas exposições, entre elas a mostra realizada em 1986 pelo Museu Nacional de Belas-Artes, que possui em seu acervo gravuras, desenhos, capas de livros e grande parte da documentação iconográfica produzida em mais de 30 anos de atividade no Brasil.
Fez também as ilustrações do livro Vila dos Confins, de Mário Palmério, cuja ação se passa no oeste mineiro nos anos 50. Muitas de suas ilustrações foram também utilizadas em livros didáticos de Geografia, como os do professor Aroldo de Azevedo. Ilustrou uma coleção de 10
volumes intitulada Viagem Através do Brasil.


ILUSTRAÇÕES DE PERCY LAU
CLIQUE NAS IMAGENS PARA AMPLIAR





Fonte: IBGE

CLIQUE ABAIXO PARA BAIXAR O ARTIGO EM DIVERSAR ILUSTRAÇÕES DE PERCY LAU (4,52 MB)

Download



Nenhum comentário: