domingo, 3 de agosto de 2014

Elmar Herculano - Um Poeta Cantador


Poeta e cordelista; filho de João Herculano Sobrinho e Durvalina Maria da Silva; nasceu na fazenda Saquinho no município de Belém do São Francisco, Sertão pernambucano, no dia 24 de fevereiro de 1961, graduado em Pedagogia pela UNEB (Universidade do Estado da Bahia) e Especialista em Educação, Cultura e Contextualidade pela mesma universidade. Autor de dois livretos de cordel (Festa do Interior em Versos e Fique de Olho).


Participou de vários festivais de música e poesia nos Estados de Pernambuco e Bahia, tais como: Festival de Música Colégio Radier, Recife – PE; Festival da Música Popular do Agreste, Belo jardim – PE; Festival da Música Popular de Belém do São Francisco, PE; Festival da Música Sacra de Belém do São Francisco, PE; Festival de Poesia da Radio Vale FM, Juazeiro- BA; Festival de Música de Remanso - BA; Festival de Música de Sobradinho – BA; Festival Edésio Santos da Canção, Juazeiro – BA; Festival Integrado de Artes, Juazeiro-BA; Festival Geraldo Azevedo de Música, Petrolina – PE; Festival de Música e Poesia de Ibotirama – BA.


Fundador da Casa da Cultura, Associação dos Artistas de Casa Nova, instituição que presidiu pelo período de oito anos consecutivos, e através da qual, deu, voluntariamente, importantes contribuições no que se refere à reconstituição cultural daquele município, fomentando também a produção artística, notadamente a literatura, por meio do Festival de Poesia de Casa Nova, evento criado em sua gestão e sob sua responsabilidade foram realizadas oito edições. O referido evento congregava poetas de vários estados do Nordeste e até do Sul do país. Pela sua contribuição à cultura casanovense, em 2010 foi homenageado pelo Grupo de Teatro Espelho da Vida no X Festival de Poesia de Casa Nova.

 Reside atualmente em Petrolina e já atuou como educador e coordenador pedagógico em escolas estaduais e municipais das cidades de Juazeiro – BA e Petrolina – PE, e Faz parte também do grupo de artistas que tocam nas noites em bares e restaurantes de Petrolina- PE e Juazeiro-BA, além de outras cidades do interior de Pernambuco.
Apesar de ter começado a compor em 1980, e já ter algumas músicas gravadas por intérpretes daqui da região do São Vale do São Francisco, só agora teve a oportunidade de gravar o seu primeiro CD. “Mar da Sabedoria” é um disco sem um gênero musical definido, mas que contempla em seu conjunto, uma série de estilos; fruto de uma construção heterogênea que foi edificada ao longo da sua vivência com a Música Popular Brasileira, e das influências emanadas dos grandes mestres do nosso cancioneiro.
 
Durante os últimos trinta anos conseguiu criar um acervo considerável de músicas autorais, mas apenas catorze delas foram inseridas no meu primeiro trabalho. O disco que foi fabricado em Manaus pela Sonopress, tem a produção musical de Luciano Magno, um dos maiores guitarristas do Brasil, e conta, nas composições, com parceiros importantes, a exemplo de João dicarvalho, Rosalvo Antonio, Fátima Marcolino, Dedé Monteiro, Bruno Guivares, Aldo João e Sebah Andrade.



Assista "Canção de Saudade II" ao vivo no Delivery Point no vídeo abaixo:

2 comentários:

maria disse...

Um verdadeiro amante da arte. Casa Nova deve muito a este artista que por vários anos elevou a cultura deste Município. Todo sucesso do mundo ainda é pouco diante do talento deste artista que faz realmente jus ao título de seu trabalho "Mar de Sabedoria". Parabéns Elmar.

lano pires disse...

Verdade, Maria! Um grande artista e homem com humildade singular!