segunda-feira, 18 de agosto de 2014

GILDO MORENO (GILDÃO)








Gildivan Moreno de Souza, filho de Antônio Moreno de Souza e Maria Luiza do Amparo, nasceu em Belém de São Francisco-PE no dia 21 de dezembro de 1945. Herdou de seu pai os dotes musicais, pois começou a tocar sanfona com 9 anos de idade, e aos 12 anos por se revelar um imitador com muita perfeição do cantor Luiz Gonzaga “Rei do Baião” foi presenteado por seu pai com uma sanfona de 48 baixos.
Gildão, como era carinhosamente conhecido, ingressou em um circo chamado São Raimundo, aos 15 anos de idade, sua terra natal, tal seu desempenho musical, recebeu o honroso convite do “Rei do Baião” de passagem por esta cidade, para acompanha-lo em suas andanças até o Rio de Janeiro, reconhecendo o seu talento admirável pela sua pouca idade. Fundou a sua própria banda musical conhecida como “Os Sombras”, que foi sucesso por muito tempo em toda a região pernambucana, baiana e na Paraíba. A partir daí a Banda recebeu o nome de “Super Som 3° Grau”, época em que gravou o seu primeiro compacto musical intitulado Ritmos. Gildo Moreno contraiu núpcias com a professora Araci Alves Pereira, posteriormente de um segundo relacionamento com a Senhora Maria da Conceição Silva fluíram 3 filhos: Raimundo Nonato da Silva, Regilsa Nayra da Silva Souza e Rildivam Ney da Silva Souza.
Na história da cultura de Belém, prescreve-se um capítulo de reconhecimento ao cantor, compositor e apresentador de eventos (locutor), merecendo ressaltar a sua participação especial, quando na fundação da Rádio Educadora, teve o privilégio de ser o primeiro a apresentar o programa “Entardecer na Fazenda”, durante 5 anos, alcançando a maior audiência de nossa região.
Gildo Moreno, pessoa simples, alegre, amigo e cidadão leal encantava a todos pela sua bela voz, com o seu espírito de promover alegria, conquistou a amizade e o respeito dos belemitas, sendo relevante destacar a sua colaboração para o desenvolvimento do esporte, na qualidade de técnico do Grêmio, time que foi por muito tempo consagrado a seleção de nossa Belém.
Em 2001, Gildivan Moreno de Souza deixa a sua terra natal e parte em busca de aprimorar o seu dom e suas qualidades artísticas, passando a residir em Arcoverde, resultando na realização de seus objetivos. Participou de vários programas de televisão, divulgando música nordestina, na TV Diário, em Forrobodó, nordestinando com Sirano e Sirino, dentre outros, gravação e divulgação de Cds. Ao longo de sua carreira gravou 2 compactos, 4 LPs e 4 Cds, sendo um deles gravado ao vivo.
Nas comemorações do centenário de Belém, em Maio de 2003, Gildo Moreno foi uma das atrações e em praça pública fez uma grande apresentação, interagindo com o público como sempre fazia e com a presença de palco e simpatia habitual. Aquele show seria sua última performance na sua terra, uma despedida digna do grande artista que sempre foi; agasalhado com o gibão, chapéu de couro, abraçado com a sanfona e soltando sua inconfundível voz para uma plateia que lotava a avenida, reverenciando um legítimo herdeiro do reino de Gonzagão.

“Vai boiadeiro que a noite já vem
Belém do São Francisco, receba meus parabéns(...)”
Gildo Moreno na sua última apresentação no centenário de Belém em maio de 2003


Gildo Moreno na festa de aniversário do Rei Gonzagão:

Baixe músicas de Gildo Moreno nos links abaixo:
01 Saudade Marcolino.mp3
02 Cantador.mp3
03 Da-lhe, da-lhe.mp3
04 Jeito Maroto.mp3
05 Minha estrada, meu caminho.mp3
06 Passarinho Cantador.mp3


8 comentários:

Bulullah disse...

Estou tentando localizar as musicas do LP Alegria do Forró de 1993 donde a 1ª muusica do Lado A é: Ao Redor Da Fogueira. E na contra capa do LP o mesmo fez uma dedicatória. Agradeço a atenção.

Unknown disse...

ola, meu nome e lu bahia. tive a honrra de trabalhar em 2004 com gildo moreno e aprender um pouco com ele, um grande artista e muito simples. com um talento que dispensa comentarios, saudades de toda a familia.

Unknown disse...

sou baixista, e tive a honra de tocar com Gildo, uma das primeiras bandas que participei, era com Sombras, depois super som 3 grau...na batera o Toinho, aquele da Ivete Sangalo, guitarra Rubens, vocal Zé Boquinha e Gildo nos teclados e aquele vozeirão...saudades...Osvaldo Tilão

Anônimo disse...

Alguem pode me da noticia do vocalista Jorge da banda Os Sombras
? Eu frequenta as festas que a banda tocava no interior de Pernambuco, principalmente em Santa Maria da Boa Vista, na decada de 70. Fiquei surpresa em saber noticia do Gildo.

Anônimo disse...

Se o cantor Jorge, o qual residia na Cidade de Arcoverde/PE, este é falecido, o qual também foi cantor da Banda OARA de Arcoverde/PE.

Unknown disse...

Fui muito festas com ele tocando são João de uauá na Bahia

jose filho disse...

Tive a honra de ter musicas de minha autoria gravadas por esse artista fantástico, ele gravou ,vida de matuto, o que é que dói no coração e cantador de minha autoria, salve Gildão, saudades meu velho.

Anônimo disse...

Por onde anda o baterista João Eymard .ele tocou nesta banda.