domingo, 22 de maio de 2022

Mestre Aparecido Coelho

Mestre Aparecido Coelho

O artista plástico José Aparecido Coelho, filho de Francisco Coelho e Maria Tereza de Jesus, nasceu no dia 17 de abril de 1968 na cidade de Brejo Santo-CE. Mudou se para a cidade de Belém do São Francisco-PE aos 5 anos, e, portanto, considera-se belemita de coração.  


Iniciou seus estudos na Escola Monsenhor João Pires e desde cedo desenhava e pintava demonstrando uma nata aptidão as artes plásticas. O contato do artista com os bonecos gigantes começa ainda na infância com seu pai Francisco que era carregador de Vitalina. 


No ano de 2000 participou das oficinas da UNISOL - Universidade do Rio Grande do Sul, com o projeto Universidade Solidária, conduzindo a restauração dos bonecos gigantes sertanejos que ganharam novas característica e feições mais suaves. Participou da cenografia do filme longa-metragem Légua Tirana da Mont Serrat Filmes, além de também produzir decorações de rua para ocasiões carnavalescas e eventos culturais como festas juninas e natalinas, tendo pintado mais de mil quadros na sua carreira, desenvolve ainda escultura e letreiros em metal.

Aparecido Coelho é um multiartista que há cerca de 25 anos trabalha na confecção de bonecos gigantes, garantindo a manutenção da cultura pernambucana.

 
 

 

Nenhum comentário: