sábado, 12 de julho de 2014

Flávio Leandro por Xico Bizerra


As fontes de Francisco

O Mercado do Malungo Chico Cruz possui um acervo da música popular brasileira de indiscutível qualidade. Lá, um canto de sereia entoa, e, de vez em quando encontra morada num ouvido mais apurado que vai passando e pensando - será uma miragem sonora? não, é um oásis perdido em meio a alienação... apesar dessa fonte se encontrar ao lado de outra fonte, de um outro proprietário, xará do dono do mercado, e, se descer de ladeira abaixo, no fim da rua, irá se deparar com mais uma fonte, também chamada Francisco - o Velho Chico.
Abaixo, você confere o poeta Xico Bizerra, apresetando o Poeta Cantador Flávio Leandro, autor de composições como De Mala e Cuia e, Brasiliidade e Fu(xico).

Xico Cruz pediu e fiz a postagem dessa maravilha de apresentação do poeta Xico Bizerra, registrada no encarte do CD Cheiro de Nós do Poeta Forrozeiro Flávio Leandro.

Lá vem o cavaleiro-sertão chamado Flávio descendo do reino do Claranã para alumiar com luzes azuis e de todas as cores o céu de Bodocó e de outros lugares, encantando rainhas e plebeus que gostem do que é bom. Ele se achega com o seu aboio cantante e cativante, tão agreste quanto universal, tão mundo e tão aldeia, catingueiro e cheio de pureza das que só se encontra na alma do povo que habita aquelas bandas de lá. Que bom que existam esses Leandros num sertão próximo-distante pra fazer o povo ser feliz e se orgulhar de suas coisas belas, cantar seus bens e espantar os males que um dia haverão de não mais existir. Segue tua sina, cabra do sertão, conhecedor das grutas e dos caldeirões araripenses, cantador verdadeiro das verdades do sol quente, Poeta dos nossos, sem tirar nem pôr; solta tua voz e canta o teu verso sabendo que juntinho de Nosso Senhor um rei de pele escura, sanfona no peito, voz e jeito de quem sabe das coisas, estará se orgulhando do jardineiro que continua aguando a semente que um dia ele plantou e que, por serem bons, semente e jardineiro, floresce e enflorará.
Xico Bizerra, numa quase noite de um Janeiro recém-brotado, admirando a lua se refletir no mar ainda azul de Candeias.


1. NO TEU ABRIGO (Flávio Leandro) Ed.Foluz 2. CHEIRO DE NÓS (Ilmar Cavalcanti / Nanado Alves) Direto 3. PARAÍBA APAIXONADO (Genival Lacerda / Cecílio Nena) Ed. Universal Publishing 4. CARGA PESADA (Flévio Leandro) Ed. Foluz 5. MSN (Elmo Oliveira) Ed. Foluz 6. ISPIM DE MANDACARU (Gilber Roney / Flávio Leandro) Ed. Foluz 7. NORDESTINÊS (Flávio Leandro) Ed. Foluz 8. PULIÇA (Flávio Leandro) Ed. Foluz 9. VIDE VIDA MARVADA (Rolando Boldrin) Ed. Irmãos Vitale 10. A DANÇA DO DIA A DIA (Flávio Leandro) Ed. Foluz 11. SAUDADES DE NÓS (Flávio Leandro) Ed. Foluz 12. MARIA DA ROÇA (Flávio Leandro) Ed. Foluz 13. GRITO DE PAZ (Flávio Leandro) Ed. Foluz.





Nenhum comentário: