sexta-feira, 15 de abril de 2022

JOÃO GRANDE

 JOÃO GRANDE
(JOÃO ANTÔNIO DOS SANTOS)

João Antônio dos Santos, conhecido carinhosamente como “JOÃO GRANDE” nasceu na Fazenda Riacho da Cobra (Município de Chorrochó-BA), no dia 15 de janeiro de 1924, filho do Sr. Antônio Manoel da Silva e da Sra. Virgilina Maria da Silva. Aos 7 anos de idade, ainda em “Riacho da Porta”, animava festejos na região tocando pífano ao do seu tio Juvenal Alves Rocha de Oliveira, este era um grande instrumentista que além do pífano, tocava a sanfona pé-de-bode.
Em 1932 chega ao Município de Belém de São Francisco-PE, ao lado da família, João Grande vai morar na “Ilha do Estreito”.


Aos 12 anos de idade, o jovem João grande começa a tocar outros instrumentos de sopro, além do pífano, sempre animando festejos na região.
Em 1945 se casa com a Sra. Josefa Maria da Conceição com quem teve ao longo dos anos 11 filhos e aproximadamente 80 netos.
Na década de 50 passa a incorporar a “Orquestra Sinfônica Dionon Pires” onde permaneceu por 35 anos, nela, João Grande exerceu um papel fundamental na condição de músico e juntamente com outros grandes músicos como o Maestro Ladislau José dos Santos apresentam-se em vários eventos culturais neste e em outros municípios circunvizinhos.
João Grande é reconhecido e muito respeitado no cenário musical, por sua condição de instrumentista, compositor e intérprete, mas acima de tudo por sua extraordinária capacidade de tocar vários instrumentos de sopro, cordas, teclado, acordeom (sanfona) e outros, versatilidade essa que lhe confere o título de “múltiplo instrumentista”.


João Grande também se destacou na condição de “contador de causos”, pois o mesmo é autor de vários contos populares e que já incorporaram o folclore típico desta região,  habilidade esta que prefere compartilhar apenas com amigos e membros da família.
Participou de vários programas da Rádio Educadora de Belém de São Francisco-PE, principalmente no programa saudoso amigo Gildo Moreno (Gildão), onde aproveitava para divulgar a sua música.
Fez parte da Associação dos Violonistas de Belém de São Francisco-PE (ASSOVIO), e se apresentou em diversos eventos musicais como o Centro de Ensino Superior do Vale do São Francisco, Rádio Educadora de Belém de São Francisco-PE, escolas e outros.
Mestre João Grande, nos últimos anos da sua vida residia com sua esposa e 4 filhos, no Sítio “Nova Olinda”, se apresentando ao lado dos filhos João, Gilvan, Nildo e Valdo e do neto Rogério com a banda de pífanos em eventos culturais nas escolas, praças públicas e feiras-livres do Município de Belém de São Francisco-PE. Faleceu no dia 30 de janeiro de 2005.

 

 

 

 

Nenhum comentário: