segunda-feira, 13 de junho de 2016

LOURDES NICÁCIO

ESCRITORA LOURDES NICÁCIO 




LOURDES NICÁCIO E SILVA é pernambucana de Belém do São Francisco/PE. Formação em Letras com Pós-graduação. Professora, poeta, editora, escritora. Membro da Academia Recifense de Letras. Seus livros, estudados nas escolas e universidades,  renderam prêmios em Pernambuco e no Rio de Janeiro, encontros em escolas como Salesiano e Americano Batista, homenagens e outras atividades como peças de teatro na Faculdade São Miguel e monografia na Universidade Federal de Pernambuco, além de Troféu no I Congresso de Literatura Brasileira/ Secretaria de Educação de Pernambuco. 
Além de organização das obras do poeta Audálio Alves e do Prof. João Suassuna,  e de várias antologias em parceria com outros autores, Lourdes ainda publicou 9 livros de sua autoria:  O Lavrador e o Templo, Cantos da Ordem do Sol, Ritmo das Águas Vivas, Ocultos na Paisagem(poemas), Almeida Cunha (ensaio), O rio, Canabrava e os Homens ( contos), Os dois mundos  de  Madalena ( romance), Os caminhos da Palavra ( gramática e literatura), Sobreviventes (contos e crônicas).Das antologias organizadas com participação de outras regiões do Brasil: Os rios e seus poetas, Antologia das Águas, O Planeta feito Quintal, Paisagens da Memória e Lendas do Nordeste. Tem livros aprovados e adotados na rede pública. Votos de Congratulações: da Assembleia Legislativa de Pernambuco, do Conselho Municipal de Cultura e da Academia Pernambucana de Letras. Homenageada pela Universidade Federal  de Pernambuco/Centro de Ensino Superior do Vale do São Francisco/ 2000 ( Diploma);  Acad. Internacional de Letras e Artes / 2002 (Medalha); da Biblioteca do Ginásio Pernambucano / 95 (Plaquete); Livraria Cultura e União Brasileira de Escritores /  2008 pela contribuição à cultura. Homenageada pelo Colégio Americano Batista (Troféu contendo poema de sua autoria, 2009). 
 
Idealizou e coordenou, em parceria com a Acadêmica Maria do Carmo Barreto Campello de Melo,  o Programa  Academia Escolas da Academia Pernambucana de Letras. Diploma e participação em livro “Mulheres que Mudaram a História de Pernambuco”, Casa da Imprensa, Pernambuco.  Editora da  Revista de Literatura Novo Horizonte  como projeto de incentivo, divulgação e conscientização da literatura entre autores de diversos estados brasileiros. Recentemente, em Maceió, foi homenageada pela Academia de Letras do Nordeste-AL, com o Troféu Mulher Valorosa do Brasil, acompanhado de um Diploma.
 

Nenhum comentário: