sábado, 25 de junho de 2016

Fausto Nilo - Arquiteto da Música

Fausto Nilo O compositor e cantor Fausto Nilo nasceu em Quixeramobim, no estado do Ceará. sua carreira profissional na década de 1970, quando conheceu o Pessoal do Ceará, tendo escrito letras para Fagner, Belchior, Petrúcio Maia e Manassés. Em 1972, teve registrado pela primeira vez seu trabalho de compositor, com a gravação de sua música "Fim do mundo"com Raimundo Fagner, por Marília Medalha. Em 1976, iniciou sua parceria com Moraes Moreira. Cinco anos depois ocupou as paradas de sucesso com suas canções "Pequenino cão" e "Pão e poesia", gravadas por Simone, "Eu também quero beijar", por Pepeu Gomes, "Amor nas estrelas", por Nara Leão, "Zanzibar", peo grupo A Cor do Som, "Meninas do Brasil", por Moraes Moreira e "O elefante", por Robertinho de Recife. Compôs "Santa fé", tema de abertura da novela "Roque Santeiro", da TV Globo, interpretada por Moraes Moreira, e o tema de abertura da novela "Pedra sobre pedra", também da TV Globo. Autor de mais de 300 músicas gravadas. Ao longo de seus mais de 30 anos de carreira, suas músicas foram registradas ininterruptamente por artistas como Maria Bethânia, Nara Leão, Fagner, Gal Costa, Elba Ramalho, Moraes Moreira, Ednardo, Pepeu Gomes, Ney Matogrosso, Amelinha, Simone, Chico Buarque, Baby Consuelo, Lulu Santos, Ana Karan, Geraldo Azevedo, Caetano Veloso, A Cor do Som, Zé Ramalho e Cidade Negra, entre outros. Paralelamente ao trabalho de compositor, mantém sua atividade como arquiteto até os dias de hoje, com especial interesse por assuntos referentes a cidades, planos diretores de urbanismo, espaços de uso público, praças, escolas e equipamentos culturais, onde se destaca seu principal projeto: o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, em Fortaleza. Somente em 1997 iniciou suas atividades como intérprete e produtor de seus discos, tendo lançado primeiramente Esquinas do Deserto, em dezembro de 2002, Casa Tudo Azul , em 2004, Verso e Voz Ao Vivo e acaba de lançar o CD Fausto Nilo.










segunda-feira, 13 de junho de 2016

LOURDES NICÁCIO

ESCRITORA LOURDES NICÁCIO 




LOURDES NICÁCIO E SILVA é pernambucana de Belém do São Francisco/PE. Formação em Letras com Pós-graduação. Professora, poeta, editora, escritora. Membro da Academia Recifense de Letras. Seus livros, estudados nas escolas e universidades,  renderam prêmios em Pernambuco e no Rio de Janeiro, encontros em escolas como Salesiano e Americano Batista, homenagens e outras atividades como peças de teatro na Faculdade São Miguel e monografia na Universidade Federal de Pernambuco, além de Troféu no I Congresso de Literatura Brasileira/ Secretaria de Educação de Pernambuco. 
Além de organização das obras do poeta Audálio Alves e do Prof. João Suassuna,  e de várias antologias em parceria com outros autores, Lourdes ainda publicou 9 livros de sua autoria:  O Lavrador e o Templo, Cantos da Ordem do Sol, Ritmo das Águas Vivas, Ocultos na Paisagem(poemas), Almeida Cunha (ensaio), O rio, Canabrava e os Homens ( contos), Os dois mundos  de  Madalena ( romance), Os caminhos da Palavra ( gramática e literatura), Sobreviventes (contos e crônicas).Das antologias organizadas com participação de outras regiões do Brasil: Os rios e seus poetas, Antologia das Águas, O Planeta feito Quintal, Paisagens da Memória e Lendas do Nordeste. Tem livros aprovados e adotados na rede pública. Votos de Congratulações: da Assembleia Legislativa de Pernambuco, do Conselho Municipal de Cultura e da Academia Pernambucana de Letras. Homenageada pela Universidade Federal  de Pernambuco/Centro de Ensino Superior do Vale do São Francisco/ 2000 ( Diploma);  Acad. Internacional de Letras e Artes / 2002 (Medalha); da Biblioteca do Ginásio Pernambucano / 95 (Plaquete); Livraria Cultura e União Brasileira de Escritores /  2008 pela contribuição à cultura. Homenageada pelo Colégio Americano Batista (Troféu contendo poema de sua autoria, 2009). 
 
Idealizou e coordenou, em parceria com a Acadêmica Maria do Carmo Barreto Campello de Melo,  o Programa  Academia Escolas da Academia Pernambucana de Letras. Diploma e participação em livro “Mulheres que Mudaram a História de Pernambuco”, Casa da Imprensa, Pernambuco.  Editora da  Revista de Literatura Novo Horizonte  como projeto de incentivo, divulgação e conscientização da literatura entre autores de diversos estados brasileiros. Recentemente, em Maceió, foi homenageada pela Academia de Letras do Nordeste-AL, com o Troféu Mulher Valorosa do Brasil, acompanhado de um Diploma.