sábado, 12 de outubro de 2013

Relançamento de Cantoria traz 4 menestréis da MPB

Relançamento de Cantoria traz 4 menestréis da MPB


Parceria entre a Sony Music e a extinta gravadora Kuarup relança históricos discos do projeto que reuniu Elomar, Geraldo Azevedo, Vital Farias e Xangai, em 198










O cantador Elomar construiu um teatro para 2 mil pessoas
(Foto: Divulgação)







“Senhores donos da casa, o cantadô pede licença, pra puxar viola rasa, aqui na vossa presença (Desafio)... Nas horas de Deus amém, padre, filho, espírito santo, essa é a primeira cantiga que nessa casa eu canto (Novena)...” Pois é, não tem som, infelizmente, mas os cantadores dos versos acima estão de volta. A Sony Music fez uma parceria com a extinta Kuarup e acaba de lançar um pacote com oito títulos da gravadora, entre eles os dois primeiros discos do projeto Cantoria, gravados ao vivo com quatro ícones da música popular brasileira regional: Elomar, Geraldo Azevedo, Vital Farias e Xangai. Os menestréis se juntaram para mostrar suas cantorias, melodias e cantigas num concerto realizado no teatro Castro Alves, em Salvador.

O registro gravado ao vivo em janeiro de 1984 foi lançado em disco no mesmo ano com o nome de 'Cantoria 1'. O sucesso das apresentações e do LP deu origem ao projeto Cantorias, série com edições de outros álbuns. O projeto se tornou show itinerante do grupo, percorrendo várias capitais do País, mostrando a riqueza da música erudita, medieval e contemporânea feita pelos quatro cantadores. O segundo volume — 'Cantoria 2' —foi lançado no ano seguinte, durante a turnê dos músicos, e reúne músicas da apresentação no teatro Castro Alves que não entraram no primeiro álbum e parte dos registros dos espetáculos realizados pelo País. O 'Cantoria 3' é apenas com Elomar. O projeto ainda abriu caminho para outros títulos como 'Cantoria Brasileira', 'Cantorias' e 'Cantadores', reunindo outros músicos.

Os dois LPs com o quarteto de cantadores foram relançados em CD posteriormente, mas estavam há algum tempo fora de catálogo, obrigando os fãs a apelarem para cópias piratas. “Relançar os discos do projeto Cantoria é quase uma obrigação cultural nossa. Os discos estavam fora do catálogo há muito tempo e sempre disputados em sebos por colecionadores e com preços nas alturas nos sites de venda de produtos novos e usados, como o Mercado Livre, por exemplo”, explica o diretor-artístico da Kuarup, Rodolfo Zanke. “Além da demanda temos, claro, a relevância artística e cultural do movimento que reuniu os cantadores Elomar, Geraldo Azevedo, Vital Farias e Xangai, fazendo a música medieval e contemporânea brasileira em concertos por todo o País”, completa Zanke. A gravadora encerrou suas operações em 2007, mas foi comprada por novo grupo em 2009.

“É ótima essa reedição. Trata-se de uma obra de arte, o registro de um show ao vivo de uma qualidade impressionante. Eles são uma referência para muitos músicos, entre os quais me incluo”, afirma o violeiro Levi Ramiro. Ele conta que começou a carreira tocando música caipira e depois passou para MPB. “Voltei novamente às minhas origens depois de ouví-los. 'Pena que não teremos chance de ver novamente os quatro cantando ao vivo. Seria excelente, mas acho muito difícil acontecer. Esses menestreis são uma grande referência. É maravilhosa a reedição dos CDs. Eu mesmo não tenho os originais, só cópias.”

Casa dos Carneiros

Se reunir os quatro cantadores do projeto Cantorias é algo improvável, os fãs podem se preparar para um encontro semelhante, apesar de, em princípio, restrito a uma única apresentação no quintal de Elomar. No dia 13 de outubro, será realizado o espetáculo 'Cantadores, Lá na Casa dos Carneiros', reunindo Elomar, Xangai, Saulo Laranjeira e Chico César. “É importantíssimo esse relançamento. Os discos estão fora de catálogo há muito tempo. Além disso, há uma carência de música regional no mercado. Há muitos lançamentos, mas independentes, vendidos apenas nos shows, que não chegam às prateleiras das lojas”, diz o jornalista, compositor e produtor musical Adriano Rosa. “É muito importante esse resgate. Os fãs do quarteto sempre esperaram por novos discos. Isso deixa no ar a esperança

de que eles se animem e façam numa nova turnê. É também uma grande oportunidade para a nova geração conhecer esse trabalho tão bonito”, avalia Rosa.

O menestrel Elomar é avesso a dar entrevistas e fazer fotos e vive quase que isolado em seu refúgio chamado Casa dos Carneiros, a cerca de 20 quilômetros de Vitória da Conquista, perto da divisa da Bahia com Minas Gerais. Ermitão por natureza e arquiteto, Elomar bancou em seu sítio a construção do Teatro Domus Operae, com fosso de orquestra (coisa que Campinas não tem), palco aberto para a paisagem montanhosa e plateia com capacidade para cerca de 2 mil pessoas. É lá que vai ocorrer este novo encontro que promete entrar para a história da música brasileira, marcado para 13 de outubro. No dia 7 de dezembro, no mesmo teatro, será encenado, com coral e orquestra, o 'Auto da Catingueira', criação de Elomar editada em 1983 e que estreou em 2011 em Belo Horizonte.

Pacote

O pacote de relançamentos resultante da parceria entre a Sony Music e Kuarup traz à cena grandes nomes da música brasileira do acervo da extinta Kuarup. Além de 'Cantoria 1' e '2', foram relançado os álbuns 'Pena Branca e Xavantinho' (2002); 'Pena Branca - Semente Caipira' (2000); 'Billy Blanco e Radamés Gnattali - Doutores em Samba' (1996); 'Renato Teixeira e Zé Geraldo - O Novo Amanhece' (2000); 'Sérgio e Odair Assad - Heitor Villa-Lobos, Obra Completa para Violão Solo' (2001); e 'Retratos - Radamés Gnattali - Vários Artistas' (1990). Além deles, no pacote da Sony estão dois lançamentos: 'Alice Caymmi - Alice Caymmi', trabalho de estreia da filha de Danilo Caymmi; e 'Lenine Guarani - Menino da Silva', também álbum de estreia do filho mais novo do cantor Taiguara.

Longa pernambucano é escolhido para disputar indicação ao Oscar de melhor filme estrangeiro | Agência Brasil

Longa pernambucano é escolhido para disputar indicação ao Oscar de melhor filme estrangeiro 20/09/2013 - 16h06 Cultura Ivan Richard Repórter da Agência Brasil Brasília – O longa-metragem O Som ao Redor, de Kleber Mendonça Filho, foi o filme brasileiro escolhido para concorrer a uma indicação ao Oscar 2014 de melhor filme estrangeiro. O anúncio foi feito hoje (20) pelo Ministério da Cultura, depois de seleção com 14 filmes nacionais. O Som ao Redor é o primeiro longa-metragem do cineasta e crítico pernambucano Kleber Mendonça Filho, que dirigiu vários curtas. O filme foi incluído na lista dos dez melhores de 2012 do crítico A. O. Scott, do jornal americano The New York Times e recebeu prêmios em festivais de cinema de mais de 70 países. O filme narra a reviravolta que ocorre em uma rua de um bairro classe média da zona sul do Recife depois da chegada de uma milícia que oferece segurança aos moradores. A personagem Bia, casada e mãe de duas crianças, precisa achar uma maneira de lidar com os latidos constantes do cão de seu vizinho. O longa é uma reflexão sobre história, violência e barulho. “A Comissão Especial de Seleção escolheu aquele que entendeu ser o mais representativo em termos de originalidade e expressão cinematográfica”, disse o secretário do Audiovisual do Ministério da Cultura, Leopoldo Nunes, integrante da comissão. “Acho muito simbólico pela regionalidade. É um filme pernambucano, de um ator pernambucano de altíssima qualidade, com uma reputação cinematográfica [internacional] que poucos filmes na história no Brasil tiveram", destacou Nunes, lembrando que a obra recebeu críticas positivas em diversos 70 países. "O filme tem muitos predicados e muitas qualidades. Esses foram os critérios de desempate e para chegarmos no consenso”, acrescentou Nunes. Entre os filmes incluídos na seleção para a indicação à Academia Norte-americana de Artes e Ciências Cinematográfica estavam Cine Holliúdy, Colegas, Cores, Elena, Faroeste Caboclo, Gonzaga de Pai para Filho e Meu Pé de Laranja Lima. Agora, o filme brasileiro será apresentado à academia norte-americana, que o analisará junto com os indicados por mais de 70 países. Os cinco finalistas serão conhecidos no dia 16 de janeiro. Edição: Nádia Franco//O texto foi ampliado às 16h46 Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir a matéria, é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil